Video Especial Um Mundo de Muros - Israel e Cisjordânia - CC Campo da Humanidade: Saberes e Práticas
Aula: 17 de Julho de 2018
Componente Curricular: Campo das Humanidades: Saberes e Práticas
Docente: Regina Soares
Discente: Heleonora Ferreira da Silva
Vídeo: Especial Um Mundo de Muros - Israel e Cisjordânia
Foi proposto pela Docente Regina trabalhar conceito de território através de vídeo reportagens, no qual estudamos os seguintes vídeos:
Um mundo de muros: Brasil;Israel e Cisjordânia;México e Estados Unidos; Peru; Quênia e Somália; Sérvia e Hungria.
O Vídeo que foi proposto para eu falar, o título é: Especial Um Mundo de Muros - Israel e Cisjordânia
A construção do muro de Israel é uma grande polêmica, esse conflito evidencia como é difícil estabelecer a paz entre os muçulmanos e os Judeus.
O Muro foi projetado com o objetivo de criar uma separação entre o território da Região Cisjordânia e o território do Estado de Israel.
Há uma disputa entre os Judeus e os árabes na região da Palestina, esse conflito ocorre a anos, porém foi intensificado no ano de 1949, quando a Organização das Nações Unida iniciou a chamada Partilha da região.Com essa divisão uma boa parte do território ficou sob o domínio de Israel e a outra parte sob o domínio dos Palestinos.Porém foi ocorrendo alguns eventos, como a Guerra dos seis dias, e entre outros, que fizeram esse acordo ser desrespeitados, e o território sempre foi alvo de disputa.Essas disputas e conflitos fazem com que a Comunidade Internacional não considere a Palestina como um estado independente. O muro era para estabelecer uma zona de segurança os Judeus, porém há quem ache que a construção do Muro foi para ocupar mais território da Cisjordânia. A População e entidades questionam se o muro está mesmo sendo feito com o objetivo proposto, as entidades ambientais reclamam dos impactos ambientais provocados pela obra, a construção do muro já foi interrompida diversas vezes. Os que defendem a existência do Muro de Israel diz que desde a construção houve uma redução na violência, essa redução da violência pode ser relacionada pelos acordos promovidos pelos dois territórios.
Divisa Linha verde - marca as fronteiras anteriores ao ano de 1967, o ano de Guerra dos 6 dias, quando Israel tornou a Cisjordânia, atualmente 80% da barreira está fora da linha verde, e se encontra em Cisjordânia.Dos 764 quilômetros planejados para a Barreiras, 570 estão prontos.Cerca de 400 mil colonos israelenses estão vivendo em Cisjordânia.
No final do documentário o ex Soldado Israelense Avner Gvaryahu diz que o muro foi criado para garantir a segurança, mas não haverá a real segurança se os palestinos não tiverem dignidade e respeito.
Eran Landau o Uruguaio Israelense fala que não falta nada para eles, ao mesmo tempo diz que a construção do muro não foi fácil para muita gente, fala sobre a passagem a Qalqilya, que hoje é controlada a passagem pelos militares.
Comentários
Postar um comentário